Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2020

Ações básicas I cuidados quanto ao novo coronavírus

Ações básicas que podem evitar o contágio  e propagação  do novo coronavírus. 


Olá amigos e leitores  do blog. Hoje excepcionalmente o blog vai passar algumas dicas em relação  a pandemia que  assola  o mundo todo. E quato mais cuidados  tivermos o mais rápido possível erradicaremos  este vírus. 
Lembre-se

Antes  de ir ao hospital  faça  um exame virtual  e verifique se há  necessidade de ir ao médico. 


Dicas de higienização 
Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel.
Por quê?  Esfregar as mãos ajuda a eliminar traços do vírus que podem estar presentes em lugares de uso comum.

O que é  novo coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). 

Mantenha distância social
Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes.
Por quê? A tosse e o espirro propagam pequenas gotas de secreção e saliva que podem conter vírus. Com a proximidade, a chance de respirar ou ter contato essas gotículas aumenta.
Evite tocar os olhos, o nariz e a boca
Evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação
Por quê? As mãos estão em contato constante com superfícies que podem ser vetores de transmissão de vírus e bactérias. Mantê-las longe das mucosas diminui a chance de ficar doente.

Veja  também:

○ Tomar água é uma das melhores dicas para auxiliar na hidratação
○ Mantenha o corpo em forma fazendo caminhadas
○ Se estiver  em quarentena procure ler um bom livro ou um bom filme 
 Pratique higiene respiratória
Tenha boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Descarte ou higienize o material usado imediatamente.
Por quê? Gotículas de saliva e secreção são vetores do Covid-19. Evitar que outras pessoas entrem em contato com saliva contaminada evita não apenas o coronavírus, mas uma série de doenças respiratórias.
 Em caso de febre ou dificuldade respiratória, busque ajuda médica rapidamente
Não saia de casa se estiver com febre. Se os sintomas persistirem e caso haja dificuldade respiratória, busque atenção especializada imediatamente.
Por quê? Apesar de serem sintomas comuns, uma ação rápida pode evitar problemas mais sérios e o desenvolvimento de sintomas mais graves de infecções respiratórias.

DICA DE APP


 O Ministério da Saúde lança o app Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o Corona Vírus COVID-19, para isso o aplicativo conta com inumeras funcionalidades úteis. E pode ser baixado em IOS e Android


App criado pelo Ministério  da saúde 


 Uso de máscaras
Pessoas saudáveis, sem sintomas como febre, tosse ou espirros não precisam usar máscaras
Por quê? Apenas profissionais de saúde e pessoas que apresentem sintomas parecidos com os do novo coronavírus precisam usar máscaras. A função das máscaras é conter a propagação do vírus em quem já está infectado. A OMS recomenda o uso racional das máscaras.

● Gostou  deste post ? Comente, compartilhe   e seja nosso colaborador  nos enviando artigos e matérias!


Mantenha a calma e não  criemos pânico sempre seguindo as orientações  médicas  e sites especializados  no assunto.

Fontes de pesquisa:
www.abcd.org.br
www.saude.gov.br
www.agenciabrasil.com.br
www.guiadefarmacia. com.br

28 comentários:

  1. Querido, suas dicas são muito importante, pode ter certeza que está ajudando muitas pessoas, eu estou me cuidando e não saio de casa, sou idosa kkkk, parabéns pelo post, beijinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O momento em que vivemos é muito caótico e carece da colaboração de toda a população em geral.

      Excluir
  2. Quanto mais informação melhor,o panico vem da desinformação ou de boatos,então é muito importante post como o seu.bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A desinformação ainda continua causando inúmeros constrangimentos.

      Excluir
  3. oi!
    Parabéns pelo post é super informativo, o coronavírus é muito perigoso e por isso toda informação é bem vinda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que dar nossa parcela de contribuicao para os munícipes

      Excluir
  4. Realmente, são dicas imprescindíveis! Fiz um post no blog recentemente sobre isso, uma coisa importante também, é cuidar da saúde mental em meio a tantas negatividades.
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Robson
    Adorei a sua resenha e sua preocupação com o seu público isso mesmo. Minha irmã mandou um áudio p mim agora q fala q esse vírus não gosta de nada quente q devemos tomar café e chá bem quente e ficamos no quente. E claro ... Pensar sempre positivo... Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que o que ela falou em relação ao quente seria as condições climáticas.

      Excluir
  6. Todo cuidado é pouco,adorei as dicas,este vírus é muitíssimo perigoso,estamos em casa saindo só em farmácia e mercado maia só extrema necessidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tudo é novo e seria ideal que tudo fechasse. Agora imagine um local onde tem inúmeros pessaos infectadas ficam abertos que sao aa farmacias.
      Neste caso foca mhito dificil de controlar.

      Excluir
  7. Quanto mais informação melhor, gostei muito do seu post, bem informativo e explicativo!
    Obrigada por compartilhar, não estou no grupo de risco, mas estou fazendo a minha parte cuidando da higiene e ficando em casa. Melhor ficar entendiado em casa do que doente num hospital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar em casa é muito bom mas nao nestas circunstâncias ne.

      Excluir
  8. Olá, Robson!
    Essas informações são muito importantes. Eu e meu marido somos obedientes, estamos seguindo as dicas direitinho. Melhor prevenir, né! Mas, infelizmente, ainda vejo pessoas que não estão preocupados com os acontecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito parabens por esta sempre preocupada com a saide e especificamente a esta espidemia.
      Uma dica:
      Fique muito atenta quanto as noticias fakes e o alarmismo de algumas midias.

      Excluir
  9. Agradeco a todos que comentaram neste post que excepcionalmente fugiu do foco do blog. Eu sinti de dar a minha colaboração quanto a epidemia exatamente por esta na area púbica. E nesta área o convivio é muito intenso com inumeras informacoes e fakes e precisamos esta sempre atualizados.

    ResponderExcluir
  10. Olá Robson, tudo bem?
    Parabéns pelo post e iniciativa de falar sobre o tema, é muito importante pessoas que tem voz, divulgar e orientar com os cuidados. Infelizmente tem gente achando que é brincadeira ainda, mesmo com tantas perdas que já tivemos. Estou rezando que esse período passe, e todos fiquem bem.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma tema muito complexo qie foi dificil e triste de escrever mas foi necessario compartilhar uma pouco para quem ainda nao sabe.

      Excluir
  11. Olá Robson,

    Acho muito importante termos posts como o seu nas redes, para que mais pessoas possam se conscientizar e começar a colocar em práticas as ações básicas que devemos ter no nosso dia a dia. Já estou praticando todas e principalmente ficando de quarentena. As pessoas deveriam ter nesse momento maior consciência coletiva e se cuidarem, pois, infelizmente, é um período bem difícil pelo qual vamos passar. Parabéns pelo post consciente!

    ResponderExcluir
  12. Na verdade meus posts sao bem reduzidos para facilitar a assimilação. Este caso é muito extenso ms os senhores e senhoras podem pesquisarem nas referências no rodapé do post.

    ResponderExcluir
  13. Acho muito importante divulgar essas dicas. Infelizmente percebemos que muitas pessoas estão totalmente desinformadas, principalmente quando se trata do uso das máscaras. É bom ter esses locais onde podemos ter informações seguras. Obrigado por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haja vista que a doença ainda é mistério e carece de muita informações..

      Excluir
  14. Excelente postagem, é importante passar informações como essas no cenário atual onde o desespero tem feito as pessoas agir sem pensar. Informação nunca é demais e ajuda a controlar o caos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sem falar qur ninguém pode ver alguem com gripe e logo pensa que já esta contaminado. E para sabe se esta ou nao precisa de leitura e acima de tudo muita informação.

      Excluir
  15. A população esta passando por muito desespero e se esquecendo do mais importante que é a informação.

    ResponderExcluir
  16. Nossa amigo parabéns pelo post suas dicas são de insuma importância não vejo a hora dessa pandemia acabar logo mais pra isso acontecer cada um tem que fazer a sua parte juntos somos mais fortes

    ResponderExcluir
  17. A gente realmente tem que tomar muito cuidado, as coisas tão ficando cada dia piores e tem que se cuidar memso, mas além de cuidar da saúde fisica, também acho importante que a gente cuide da nossa saude mental, isso também ajuda a gente a sobreviver nesses tempos de isolamento social. Adorei teu post!

    ResponderExcluir