Olá amigos e leitores do blog.
Hoje vou abordar um assunto antigo...
Exatamente um assunto da Jovem ou Velha Guarda.Primeiro temos que saber o que é.
JOVEM GUARDA/ VELHA GUARDA
O programa "Jovem Guarda" estreou em 22.08.1965, na TV Record, liderado por três cantores em ascensão naquele momento. Roberto Carlos já havia estourado em 1963 com uma versão de "Splish Splash", de Bobby Darin e o DJ Murray the K, na versão brasileira de Erasmo Carlos. Por sua parte, Wanderléia tinha ganhado vários concursos de cantores de rádio e havia lançado seu primeiro compacto em 1962.
Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos |
4 CURIOSIDADES SOBRE A ÉPOCA:
1. Um ano depois de despontarem nas paradas, os três artistas assumiram o comando do programa "Jovem Guarda", na TV Record. O nome da atração foi inspirado em um trecho do discurso do líder revolucionário russo Lênin: "O futuro pertence à jovem guarda, porque a velha está ultrapassada". Mas, no final, acabou batizando toda uma leva de cantores e bandas nacionais que incorporaram às suas composições elementos do rock’n’roll norte-americano.
2. Além da música, a Jovem Guarda influenciou a linguagem e os padrões de comportamento da moçada. A minissaia, por exemplo, virou coqueluche depois de expor as pernas de Wanderléa.
3. Os bordões falados por Roberto e Erasmo eram repetidos por todos os fãs. No auge da sua popularidade, a Jovem Guarda chegou a mobilizar 3 milhões de espectadores só em São Paulo, onde era transmitida ao vivo. As cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife também assistiam ao programa, que saiu do ar em 1968.
4. Wanderléa e Erasmo fazem aniversário no mesmo dia, 5 de junho. Erasmo nasceu em 1941 e Wanderléa, cinco anos mais nova, em 1946.
Outros artigos que você poderá gostar
● Filme Encontros e Desencontros.
● Dica de livro: O Ego é seu inimigo
5 GÍRIAS MAIS FALADAS E O SEU SIGNIFICADO:
1- Papo Firme - garoto ou garota bom de prosa ou ainda pessoas interessantes
2- Pra chuchu- significava que algo era ótimo, sensacional. Alegre pra chuchu.
3- Papo Furado- conversa sem pé nem cabeça
4- Prafrentex- avançado, moderno
5- Sacar- entender, perceber
Espero que vocês curtem esta lembrança..
Fonte:
Guia dos curiosos
Toda matéria
Brasil escola.
Querido eu ameiii, a velha guarda é do meu tempo, tinha boas músicas, bons bordãos, muito legal, obrigada por me fazer lembrar do tempo maravilhoso que ficou na memória, eu era feliz e não sabia! Kkk obrigado, beijinhos
ResponderExcluirCom certeza esta época nos deixou muits saudades.
ExcluirGente, mas gostei muito de saber sobre isso. Como lançaram moda né? Olhando as gírias da época, parece quem uma boa quantidade delas que ainda se utiliza heim? O saca tenho amigos que utilizam e pra chuchu eu utilizo kkkk
ResponderExcluirRealmente esta época serviu de parâmetro para as novas gerações.
ExcluirSou viciada no som da jovem guarda...Até os dias de hoje. Eu utilizo algumas girias daquela época como Saca e Papo Firme
ResponderExcluirhttps://www.ladomilla.com/
E o curioso é que aa gírias eram sempre sadias.
ExcluirNossa que delícia relembrar esse tempo.Eu era pequena mas minha irmã sempre foi fã do Roberto então não perdia o programa.As músicas são eternas e trazem ótimas lembranças.bjus.
ResponderExcluirInclusive a pouco tempo existia um programa Roberto e amigos não sei se você se lembra.
Excluiroi!
ResponderExcluirMeus pais ouvem essas musicas ate hoje :D adoro a Jovem ou Velha Guarda
Eu citei os dois nomes pois tem muitos que refere a epoca por um dos nomes.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom esse artigo! Essa foi uma época que marcou bastante. O que achei bem interessante nesse texto foi você resgatar o fato da Jovem Guarda ter influenciado muito mais que a música, a fala e tbm o vestuário das pessoas.
ResponderExcluirBeijos,
Paloma Viricio
É verdade e muitos se vê algumas recordações e referência da época.
ExcluirTaí uma época que eu gostaria de ter vivido!
ResponderExcluirEu não alcancei essa época, mais sempre que meu pai pode ele me conta sobre o assunto, e pra ser sincera eu amo.
ResponderExcluirNão é do meu tempo, mas amo as músicas.
ResponderExcluir