Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2018

[ Jovem Guarda] Uma tendência que marcou época .

Roberto Carlos, Wanderléa  e Erasmo Carlos
Olá amigos e leitores !
Neste dia abordo um tema que creio que muitos ainda não conhecem e muito menos não vivenciou . 

Então vamos direto ao assunto principal que é :
✌ JOVEM GUARDA/ VELHA GUARDA
O programa "Jovem Guarda" estreou em 22.08.1965, na TV Record, liderado por três cantores em ascensão naquele momento. Roberto Carlos já havia estourado em 1963 com uma versão de "Splish Splash", de Bobby Darin e o DJ Murray the K, na versão brasileira de Erasmo Carlos. Por sua parte, Wanderléia tinha ganhado vários concursos de cantores de rádio e havia lançado seu primeiro compacto em 1962.

8 CURIOSIDADES SOBRE A ÉPOCA:
1. Um ano depois de despontarem nas paradas, os três artistas assumiram o comando do programa "Jovem Guarda", na TV Record. O nome da atração foi inspirado em um trecho do discurso do líder revolucionário russo Lênin: "O futuro pertence à jovem guarda, porque a velha está ultrapassada". Mas, no final, acabou batizando toda uma leva de cantores e bandas nacionais que incorporaram às suas composições elementos do rock’n’roll norte-americano.

2. Além da música, a Jovem Guarda influenciou a linguagem e os padrões de comportamento da moçada. A minissaia, por exemplo, virou coqueluche depois de expor as pernas de Wanderléa.

3. Os bordões falados por Roberto e Erasmo eram repetidos por todos os fãs. No auge da sua popularidade, a Jovem Guarda chegou a mobilizar 3 milhões de espectadores só em São Paulo, onde era transmitida ao vivo. As cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife também assistiam ao programa, que saiu do ar em 1968.

4. Wanderléa e Erasmo fazem aniversário no mesmo dia, 5 de junho. Erasmo nasceu em 1941 e Wanderléa, cinco anos mais nova, em 1946.

5. O quarteto Golden Boys era uma versão brasileira do grupo norte-americano The Platters. Além de excursionarem por diversos países da América do Sul, lançaram hits como as versões de canções dos Beatles "Michelle" e "Ontem".

6. No início de sua carreira, Jerry Adriani cantava músicas em italiano. Tanto que seu primeiro disco se chamava "Italianíssimo". Em 1966, começou a trilhar outros caminhos musicais até despontar como representante da Jovem Guarda. Um de seus grandes hits foi "Doce Doce Amor".

7.Renato, Edson e Paulo Cesar fundaram o grupo Renato e Seus Blue Caps no início da década de 1960. Chamavam-se Bacaninhas do Rock da Piedade, mas, como o nome foi censurado, resolveram aceitar a sugestão dada pelo radialista Jair de Taumaturgo. "Menina Linda" e "Escândalo" foram alguns de seus grandes sucessos.

8. O grupo The Fever estreou oficialmente em 1965, ano em que se apresentou nos programas Hoje é Dia de Rock, da TV Rio, Chacrinha, da TV Excelsior, e Euclides Duarte, na Rádio Mauá. Além de lançar discos próprios, fez backing vocal para outros ícones da Jovem Guarda (entre eles, Roberto e Erasmo Carlos).

 👉 GÍRIAS MAIS  FALADAS NA ÉPOCA DA JOVEM GUARDA:

1- Papo Firme - garoto ou garota bom de prosa ou ainda pessoas interessantes

2- Pra chuchu- significava que algo era ótimo, sensacional. Alegre pra chuchu.

3- Papo Furado- conversa sem pé nem cabeça

4- Prafrentex- avançado, moderno

5- Sacar-  entender, perceber

6- Flertar- o mesmo que namorar

7- Ficar pra titia - não casar

8- Broto Legal- Garoto ou garota interessante

9- Biruta- doido, maluco

10- Abafar- arrasar, chegar e fazer com que todos os olhares se voltassem na sua direção.
E por hoje é  só .Agradeço  a visita e gostando sinta a vontade em comentar abaixo.

Fonte:
Guia dos curiosos
Toda matéria
Brasil escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário